Oscars 2013 - Melhor Realizador: Ang Lee

(A Vida de Pi, crítica aqui)

Ang Lee é um cineasta de Taiwan, tendo nascido em Pingtung, a 23 de Outubro de 1954. Venceu o Oscar de Melhor Realizador por duas vezes, tornando-se no primeiro asiático a arrecadar tal galardão.

Formou-se em 1975 na National Taiwan College of Arts, viajando depois para os EUA, onde estudou realização na Universidade de Illinois. É também Mestre em Produção de Filmes pela Universidade de Nova Iorque. Nessa instituição, foi assistente de realização de Spike Lee no filme universitário Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads (1983).

Realizou o primeiro filme em 1992, Tui Show, uma comédia dramática. Em 1993 lança O Banquete de Casamento, que abordava conflitos culturais e geracionais. A obra ganhou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de nomeações para Globo de Ouro e Oscar. Comer Beber Homem Mulher (1994) encerra a trilogia que aborda os conflitos geracionais de Taiwan. A obra recebeu a nomeação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Imagem de Tui Shou. Foto: Beyond Hollywood.

Seguiu-se Sensibilidade e Bom Senso (1995), o primeiro filme de Ang Lee tipicamente mainstream de origem hollywoodiana. O filme de época, adaptado da obra da escritora britânica Jane Austen, recebeu 7 nomeações para os Oscars, incluindo Melhor Filme, mas venceu apenas um, o de Melhor Argumento Adaptado, por Emma Thompson (que também estava nomeada para Melhor Actriz).

Ang Lee nas gravações de Sensibilidade e Bom Senso. Foto: movpins.com

Em 1997, lança A Tempestade de Gelo, a adaptação do romance de Rick Moody. A obra recebeu o Prémio para Melhor Argumento em Cannes, destacando assim o trabalho de James Schamus. O realizador lança depois Ride with the Devil (1999), um drama sobre a Guerra Civil, aprovado pela crítica. Mas seria com O Tigre E o Dragão (2000) que Ang Lee alcançaria maior sucesso internacional. O filme de época aborda o amor, a lealdade e a perda, sendo um épico recheado de artes marciais. Venceu 4 Oscars, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro, mas foi nomeado em dez categorias. Além disso, Ang Lee venceu o Globo de Ouro para Melhor Realizador. Não obstante, o filme obteve grandes receitas nas bilheteiras norte-americanas.

Imagem de O Tigre E o Dragão. Foto: Out Now.

Ang Lee trabalha depois noutro tipo de obra, uma adaptação de banda desenhada, Hulk (2003), pouco agraciado pela crítica. De seguida, lança o filme que lhe rendeu o primeiro Oscar para Melhor Realizador: O Segredo de Brokeback Mountain (2005), um drama sobre o amor entre dois cowboys. O filme recebeu 8 nomeações aos Oscars, tendo vencido 3, além de outros prémios.

Ang Lee nas gravações de O Segredo de Brokeback Mountain. Foto: Out Now.

O realizador deixaria o mainstream um pouco de lado, para lançar Sedução, Conspiração (2007), um drama nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2009, foi lançado Taking Woodstock, de pouco reconhecimento.

Ang Lee regressou aos prémios com o fantástico A Vida de Pi (2012), uma adaptação da obra de Yann Martel, sobre a jornada resistente de um jovem indiano que sobrevive vários dias num barco sozinho com um tigre de Bengala. A obra foi aclamada pela crítica, mas também pelo público, facto visível pelos resultados obtidos no box-office mundial. A Vida de Pi estava nomeado para 11 Oscars e venceu 4, tendo sido o mais premiado da edição dos Oscars 2013, além de muitos outros prémios. Com o filme, Ang Lee arrecadou o segundo Oscar da carreira para Melhor Realizador. Ang Lee usou de forma habilidosa os efeitos de CGI, algo comum nos seus filmes. Segundo o IMDb, Ang Lee não tem nenhum projecto nos próximos tempos.

Imagem de A Vida de Pi. Foto: Beyond Hollywood.