Os Vencedores de Cannes 2013

Já são conhecidos os vencedores da Selecção Oficial do Festival de Cannes 2013. A Palma de Ouro foi atribuída a La Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche, que também já tinha recebido o Prémio FIPRESCI (Prémio da Crítica). A obra aborda a história de amor entre duas jovens mulheres, personagens interpretadas por Adèle Exarchopoulos e Léa Seydous. O Grande Prémio do Júri foi entregue a Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen. Recorde-se que Steven Spielberg era o Presidente do Júri, acompanhado por outras estrelas.

Imagem de La Vie d'Adèle. Foto: Out Now.

Conheça a lista completa dos vencedores:
Palma de Ouro (longa-metragem) - La Vie d'Adèle, de Abdellatif Kechiche 
Grande Prémio - Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen
Melhor Realizador - Amat Escalante por Heli
Prémio do Júri - Like Father, Like Son, de Hirokazu Koreeda
Melhor Argumento - Jia Zhangke por A Touch of Sin
Melhor Actriz - Bérénice Bejo por Le Passé
Melhor Actor - Bruce Dern por Nebraska
Câmara de Ouro - Ilo Ilo, de Anthony Chen (atribuído a qualquer primeira obra presente no Festival)

Curta-metragem portuguesa premiada em Cannes
A Selecção Oficial não é a única secção do Festival. A Quinzena dos Realizadores também já anunciou os seus vencedores e um deles é português. Gambozinos, de João Nicolau, venceu o Prix Illy para melhor curta-metragem. Não é a primeira vez que o cineasta participa na Quinzena de Realizadores. Tal já havia acontecido com Rapace (2006) e Canção de Amor e Saúde (2009).

O prémio Art Cinema para uma longa-metragem foi atribuído a Les Garçons et Guillaumen, à table, de Guillaume Gallienne, que também venceu o Prix SACD, que destaca uma longa-metragem francesa entre os seleccionados na secção. O vencedor do Label Europa Cinemas foi The Selfish Giant, de Clio Barnard.

A Quinzena dos Realizadores foi criada pela Sociedade dos Realizadores de Filmes, tendo como objectivo descobrir filmes de novos autores.

Imagem de Gambozinos. Foto: Público.