Estreias da semana - 20 de Junho de 2013


As estreias desta semana, de 20 Junho, trazem uma grande novidade para o Cinema em Portugal: o sistema IMAX chega ao nosso país e, para tal, é reposto Parque Jurássico, na sua versão em 3D, em exibição no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Ainda assim, os destaques da semana vão para WWZ: Guerra Mundial e Monstros: A Universidade. O primeiro traz-nos Brad Pitt como protagonista e produtor num filme de acção recheado de mortos-vivos e o segundo é o filme de animação da semana, tratando-se da prequela de Monstros E Companhia, lançado em 2001. Estes são, aliás, os únicos filmes em estreia esta semana com direito a exibição nacional.

Da realizadora portuguesa Catarina Ruivo, passa a estar em exibição (apenas em Lisboa, no cinema Medeia King) Em Segunda Mão, um drama que conta com a participação de Pedro Hestnes, falecido em 2011.

Camille Claudel, 1915 e Destino: Xangai, um drama biográfico e uma comédia dramática, estarão disponíveis apenas em Lisboa, sendo, no entanto, dois interessantes filmes, com argumentos com premissas relevantes e com potencial de sucesso. Em Lisboa e no Porto, estarão em exibição os restantes títulos: Um Toque de Fé, que marca a estreia de Mark Ruffalo na realização num filme já com três anos, e Lore, um drama impactante passado na Alemanha pós-Hitler, em 1945.

Filmes em estreia esta semana:
  • WWZ: Guerra Mundial
  • Lore
  • Em Segunda Mão
  • Camille Claudel, 1915
  • Destino: Xangai
  • Monstros: A Universidade
  • Parque Jurássico 3D
  • Um Toque de Fé
Este thriller de ficção científica é baseado na obra de Max Brooks e tem argumento de Matthew Michael Carnahan. O protagonista é Gerry Lane (Brad Pitt), um ex-funcionário da ONU que terá de enfrentar um conflito à escala mundial: o aparecimento de um vírus desconhecido que transforma as pessoas em zombies. 

Lore (2012), de Cate Shortland
A história passa-se na Alemanha, em Maio de 1945, após a morte de Hitler e com a queda do III Reich cada vez mais iminente. Lore (Saskia Rosendahl) é uma jovem alemã que cresceu segundo os princípios nazis e que é obrigada a mudar-se para a casa da avó materna, após os seus progenitores serem presos. No seu caminho, acaba por conhecer Thomas (Kai-Peter Malina), um jovem judeu sobrevivente aos campos de concentração. Assim, Lore terá de confiar em alguém que sempre foi ensinada a desprezar, conhecendo também a verdade sobre a sua família e o regime em que foi educada.

Em Segunda Mão (2012), de Catarina Ruivo
Jorge (Pedro Hestnes, que faleceu em 2011, sendo esta a sua última aparição no grande ecrã) é um escritor de romances que pensa que todas as outras vidas são melhores do que a sua. Até que conhece Laura (Rita Durão), uma mãe solteira que luta para criar André (Vasco Apolinário). Jorge pensa então ter encontrado a sua oportunidade para ser feliz, mas esta história tem mais mistérios por desvendar.

Camille Claudel, 1915 (2013), de Bruno Dumont
Mais um filme de época, desta vez em Paris, no início do séc. XX, tendo como protagonista a escultora Camille Claudel (Juliette Binoche), que entra em conflito com a sua família burguesa quando se torna assistente do já muito conhecido escultor Auguste Rodin. Camille torna-se amante do mestre, caindo em desgraça na sociedade parisiense. Camille acaba por romper a ligação difícil com Rodin, estando mais perto da solidão e da loucura. Em 1913, o seu irmão e escritor, Paul Claudel (Jean-Luc Vincent), interna-a num manicómio. Lá, é impedida de ter contacto com a arte, o que só piora a sua situação emocional, vivendo no local até 1943, onde falece com 79 anos.

Destino: Shangai (2012), de Daniel Hsia
Sam Chao (Daniel Henney) é um advogado promissor em Nova Iorque que é enviado para Shangai, com o objectivo de abrir uma filial dos escritórios onde trabalha. Quando chega à China, não consegue adaptar-se aos costumes locais e a sua arrogância leva-o a perder um negócio de milhões. Sam percebe então que tem de mudar a sua forma de estar no país. 

Monstros: A Universidade (2013), de Dan Scanlon
O filme de animação da semana é a prequela de Monstros E Companhia (2001). Nesta nova história, ficamos a conhecer a formação académica necessária para cada função "monstruosa" e o poder da amizade na juventude. O filme conta com as vozes de Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren e Alfred Molina. A versão portuguesa conta com a participação de João Baião e de Fernando Luís, entre outros.

Parque Jurássico 3D (1993), de Steven Spielberg
A estreia da sala IMAX nos Cinemas Colombo é marcada pelo renovado Parque Jurássico, que mostra uma ilha repleta de diferentes espécies de dinossauros. John Hammond (Richard Attenborough) queria oferecer a oportunidade de as pessoas poderem contactar directamente com os animais, mas o sistema de segurança acaba por falhar, dando origem a uma incrível aventura. O elenco conta ainda com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Bob Peck e Samuel L. Jackson.

Um Toque de Fé (2010), de Mark Ruffalo
Dean O'Dwyer (Christopher Thornton) era um DJ promissor até ficar preso a uma cadeira de rodas após um trágico acidente. Um dia, conhece Joe (Mark Ruffalo), um padre que o faz descobrir a rara capacidade da cura pelo toque. Contudo, Dean não consegue curar-se a si próprio e resolve usar esse dom para conseguir fama e dinheiro, juntando-se a uma banda de rock. Só que isso é apenas uma forma de fugir à dor que tem e terá que procurar uma forma de reconciliar-se com o mundo e consigo próprio. O elenco conta ainda com a participação de Juliette Lewis, Laura Linney, Orlando Bloom, Noah Emmerich, entre outros.