Estreias da semana - 15 de Agosto de 2013


Meados de Agosto, pleno Verão, mais uma semana com muitos portugueses emigrados de volta ao seu país e mais alguns dias com grande destaque para o mais recente sucesso em solo nacional: A Gaiola Dourada, que deverá continuar a marcar, pela positiva, os resultados de bilheteira. Para concorrer com este sucesso, entram, esta semana, nas salas nacionais três novos filmes de maior destaque: Elysium, Percy Jackson e o Mar dos Monstros e Aviões, todos eles com exibição um pouco por todo o país.

O primeiro traz Matt Damon no principal papel e promete levar alguns milhares às salas nacionais, depois de ter alcançado um sucesso considerável na bilheteira norte-americana. Percy Jackson e o Mar dos Monstros é a sequela de um primeiro título desta saga, iniciada em 2011 e que promete levar os fãs desta obra a acompanhar este segundo título. Já Aviões é o filme de animação em grande destaque esta semana. Da responsabilidade da Pixar, antevê-se uma forte aceitação por parte do público infanto-juvenil (e seus pais) português.

Restam outros quatro novos títulos. Coimbra, Lisboa, Porto e Viseu irão acolher Viramundo, um documentário franco-suíço sobre Gilberto Gil, com uma forte mensagem de inter-culturalidade e de diversidade, enquanto que Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu terão em exibição Os Prodígios, um filme de animação (já de 2011) com uma estória bem mais pungente para o que é normal neste género, empenhando uma carga dramática e de ficção científica bem maior. A Rapariga do 14 de Julho e Bowling - Amigas em Jogo são os outros dois filmes em estreia em Portugal neste 15 de Agosto. Ambos comédias e ambos em exibição em Lisboa e Viseu.

Filmes em estreia esta semana:
  • Elysium
  • Percy Jackson e o Mar dos Monstros
  • Aviões
  • Os Prodígios
  • Viramundo
  • A Rapariga do 14 de Julho
  • Bowling - Amigas em Jogo
Elyium (2013), de Neill Blomkamp (Distrito 9, 2010)
A história passa-se em 2159, onde as diferenças económicas significam uma real e total diferenciação entre classes. Enquanto os ricos vivem numa estação espacial chamada Elysium, os restantes vivem de forma miserável na Terra sobrepovoada. Delacourt (Jodie Foster), a governante de Elysium, pretende que esta situação não se altere, mas os terráqueos estão cada vez mais desesperados e tentam sair do planeta. Max de Costa (Matt Damon) é um deles e acaba por aceitar uma missão arriscada para poder salvar a própria vida, mas também a de muitos outros milhões. Participam também na obra Sharlto Copley, Wagner Moura, Alice Braga ou Diego Luna.

Percy Jackson e o Mar dos Monstros (2013), de Thor Freydenthal
Esta é a sequela de Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo (2010) e é inspirada no segundo volume da saga juvenil "Percy Jackson e os Olimpianos", de Rick Riordan. Percy Jackson (Logan Lerman) é um semideus, filho de Poséidon (soberano dos mares e das tempestades) e de uma humana por quem Poséidon se apaixonou. Percy precisa agora de encontrar o Velo de Ouro de Crisómalo, um mítico carneiro alado. Para isso, vai enfrentar as águas do Mar dos Monstros, conhecido pelos humanos como o Triângulo das Bermudas, numa viagem perigosa e cheia de riscos.

Aviões (2013), de Klay Hall
Dusty Crophopper é um simpático avião que se tem dedicado à agricultura, apesar de o seu grande sonho ser participar em corridas de aviões. Só que ele não foi construído para estar preparado para esse tipo de desafios, além de que tem um paralisante pavor das alturas. Chug (Brad Garrett), o seu melhor amigo, vai tentar ajudá-lo e, para isso, convence Skipper (Stacy Keach), um antigo avião de coração de ouro mas com um feitio difícil, que vai treiná-lo para o Grande Festival Aéreo. Na versão portuguesa, as vozes são de Diogo Morgado, Eduardo Madeira, Manuel Marques e Rita Guerra.

Os Prodígios (2011), de Antoine Charreyron 
Em mais um filme de animação, Jimbo Farrar (Jeffrey Evan Thomas) tem 30 anos e capacidades sobre-humanas, com um passado conturbado que ainda não conseguiu superar totalmente. O seu objectivo agora é encontrar pessoas que sejam como ele e poder ajudá-las, criando um jogo online com desafios que apenas podem ser resolvidos por mentes brilhantes. Desta forma, acabará por conhecer cinco adolescentes, diferentes entre si, mas que vivem os mesmos problemas de adaptação. Entretanto, um deles é assaltado e quase morre, o que leva a que os jovens se unam e tentem vingar-se de uma sociedade que sempre os desprezou. Jimbo vai agora tentar impedir que eles usem os seus enormes poderes para destruir o resto do mundo.

Viramundo (2013), de Pierre Yves-Borgeaud
Este é um documentário que tem como protagonista Gilberto Gil, um importante músico brasileiro que se tornou no primeiro Ministro negro do Brasil (em 2003, quando iniciou o seu trabalho no Ministério da Cultura). Neste filme, Gilberto Gil viaja do Brasil à Austrália, passando também pela África do Sul, num diálogo musical com diferentes pessoas e culturas.

A Rapariga do 14 de Julho (2013), de Antonin Peretjatko
Hector (Grégoire Tachnakian) está apaixonado por Truquette (Vimala Pons) desde a primeira vez que a viu, a 14 de Julho, no Museu do Louvre. Ele convida-a para umas férias junto ao mar, mas Pator (Vincent Macaigne), amigo de Hector, decide acompanhá-los, até porque ela vai levar a melhor amiga, Charlotte (Marie-Lorna Vaconsin). Contudo, o Governo decide encurtar o período de descanso nacional e os amigos terão de voltar, o que não fará que não deixem de aproveitar o mais que podem a viagem.

Bowling - Amigas em Jogo (2012), de Marie-Castille Mention-Schchaar
Catherine (Catherine Frot) é enviada para uma pequena localidade de Carhaix, na Bretanha, em França, com o objectivo de reestruturar o hospital local, que tem tido uma má gestão. Apesar do seu preconceito inicial para com os habitantes locais, Catherine conhece Mathilde (Mathilde Seigner), Firmine (Firmine Richard) e Louise (Laurence Arné), que adoram bowling e que lhe mostrarão a importância de uma verdadeira amizade.