Natalie Portman e Scarlett Johansson: como tudo começou

Actualmente, são duas das actrizes mais conhecidas do mundo, aclamadas pela crítica e admiradas pelo público. Têm em comum o facto de terem começado as suas carreiras ainda muito jovens. Estes são os seus primeiros testes, que lhes abriram portas para uma carreira em Hollywood. As actrizes chegaram até a contracenar juntas em Duas Irmãs, Um Rei (2008), de Justin Chadwick.

Natalie Portman e Scarlett Johansson. Foto: www.myscarlettjohansson.net.

Natalie Portman
O primeiro filme da actriz israelita foi Léon, o Profissional (1994), de Luc Besson, onde partilhou a cena com Jean Reno e Gary Oldman. Não foi fácil para a pequena actriz conseguir o papel. Todd M. Thaler, o director de casting, rejeitou-a inicialmente por ser demasiado nova, até que, após voltar às audições, Luc Besson ficou impressionado com a sua interpretação e atribuiu-lhe o papel. Natalie Portman tinha 11 anos quando foi escolhida, mas, a partir daí, foi somando vários projectos que lhe deram notoriedade, destacando-se a participação na saga Star Wars. O momento áureo chegou com Cisne Negro (2010), no qual interpretava uma bailarina e que lhe deu o Óscar de Melhor Actriz, entre outros prémios. Antes disso, foi também nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária por Perto Demais (2004, crítica aqui).


Scarlett Johansson
Este teste é para um papel no filme Jumanji (1995), que não chegou a ser atribuído a Scarlett Johansson mas a Kirsten Dunst. Não obstante, desde cedo, a actriz norte-americana foi participando em filmes de relevo, contracenando com algumas das figuras mais importantes do Cinema. Um dos primeiros foi Causa Justa (1995), no qual trabalhou com Sean Connery, mas a verdadeira notoriedade aconteceu com O Amor É Um Lugar Estranho (2003), de Sofia Coppola, no qual atraiu as atenções do público e da crítica. Quem também reparou nela foi o cineasta Woody Allen, que a tornou sua musa, sendo protagonista de três obras do nova-iorquino: Match Point (2005), Scoop (2006) e Vicky Cristina Barcelona (2008). Mais recentemente, Scarlett Johansson passou a interpretar uma das super-heroínas da banda desenhada da Marvel, a Viúva Negra, tendo participado em blockbusters como Homem de Ferro 2 (2010) e Os Vingadores (2012, crítica aqui).