Estreias da semana - 28 de Novembro de 2013


Filmes em estreia esta semana:
  • Os Jogos da Fome: Em Chamas
  • A Vida de Adèle
  • Um Novo Final
  • A História do Cinema - Uma Odisseia
  • Dança de Sombras
  • Viva a França!
  • Riscado
  • Terra de Ninguém + Redemption
  • Frozen - O Reino do Gelo
Os Jogos da Fome: Em Chamas (2013), de Francis Lawrence
Este é o segundo filme da saga The Hunger Games, sendo a sequela de The Hunger Games - Os Jogos da Fome (2012, crítica aqui), a adaptação cinematográfica da saga distópica escrita por Suzanne Collins. Nesta nova obra, seguimos a história de Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson), os dois primeiros tributos que conseguiram sobreviver juntos aos Jogos da Fome. A população vê a vitória dos dois como um desafio ao poder opressivo do Capitólio, originando uma rebelião. Por outro lado, não tardarão as tentativas de vingança por parte do Capitólio. O elenco é também composto por Donald Sutherland, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Stanley Tuci, Woody Harrelson, Philip Seymour Hoffman, Lenny Kravitz, Amanda Plummer, Sam Claflin e Jeffrey Wright.

A Vida de Adèle (2013), de Abdellatif Kechiche
Adèle (Adèle Exarchopoulos) tem 15 anos e vê a sua vida completamente alterada quando conhece Emma (Léa Seydoux), uma rapariga de cabelo azul, com uma visão da vida muito diferente daquela que Adèle que conhece. Acaba por surgir entre elas um desejo mútuo que fará com que cresçam e se afirmem enquanto mulheres. Esta é a adaptação cinematográfica da novela gráfica "Le Bleu est une couleur chaude", de Julie Maroh, e venceu a Palma de Ouro da 66.ª edição do Festival de Cannes.

Um Novo Final (2013), de Craig Zisk
Linda Sclair (Julianne Moore) é uma professora de inglês, solteira e tímida, que vive com dois gatos e muitos livros. Esta sua vida tranquila muda de rumo quando regressa Jason (Michael Angarano), um antigo aluno que não conseguiu singrar como dramaturgo em Nova Iorque. Linda decide ajudar o jovem, contando com a colaboração de Carl Kapinas (Nathan Lane), o professor de Teatro da escola, com o objectivo de levar a palco a peça que Jason havia escrito. Além disso, Linda ainda conseguirá descobrir o seu verdadeiro amor...

A História do Cinema - Uma Odisseia (2011), de Mark Cousins
Neste documentário sobre a sétima arte, ficamos a conhecer alguns dos principais momentos da História do Cinema, desde o final do século XIX até aos dias de hoje. Mark Cousins, crítico e historiador de cinema, é quem assina a obra.

Dança de Sombras (2012), de James Marsh
A história passa-se em 1993, quando a irlandesa Colette McVeigh (Andrea Riseborough), uma mãe solteira e membro activo do IRA, é capturada pelo MI5, após um atentado que fracassou em Londres. O agente Mac (Clive Owen) propõe-lhe que ela fique ilibada de 25 anos de cadeia se, em troca, concordar tornar-se informadora para os serviços secretos britânicos, no que consiste em espiar a própria família e os amigos mais próximos. Preocupada com a protecção do seu filho, ela acaba por aceitar o trato, tendo agora uma nova identidade. Contudo, Mac acaba por se aperceber que, afinal, Colette apenas será usada para proteger um agente inglês, pelo que Mac fará de tudo para protegê-la.

Viva a França! (2013), de Michaël Youn
Muzafar (José Garcia) e Ferouz (Michaël Youn) são dois pastores do Tabulistão, um pequeno país da Ásia Central que todos desconhecem. O filho do presidente tem então uma ideia engenhosa para colocar o país no mapa: enviar dois terroristas treinados a Paris para fazer explodir a Torre Eiffel!

Riscado (20102), de Gustavo Pizzi
Bianca Ventura (Karine Teles) tem feito tudo o que pode para mostrar o que vale como actriz, ao mesmo tempo que trabalha numa empresa de organização de eventos para poder pagar as suas despesas. Nessa empresa, Bianca imita várias personalidades do Cinema, como Carmen Miranda, Bettie Page ou Marilyn Monroe. Até que é descoberta por um realizador, que decide fazer uma longa-metragem inspirada na sua história de vida. 

Terra de Ninguém + Redemption (2012; 2013), de Salomé Lamas
Numa sala vazia, preenchida apenas por uma cadeira, José Paulo Sobral de Figueiredo descreve a sua vida como comando, mercenário e sem abrigo, num relato intimista que dificilmente deixará alguém indiferente. Será ainda exibida a curta-metragem Redemption, de Miguel Gomes, que teve estreia no Festival de Veneza e que conta quatro histórias ficcionadas. 

Frozen - O Reino do Gelo (2013), de Chris Buck e Jennifer Lee
A história é baseada no conto "The Snow Queen", de Hans Christian Andersen, passando-se num reino condenado a viver para sempre no Inverno. A protagonista é Anna, uma jovem que se junta a um rapaz das montanhas, Kristoff, numa jornada para poder encontrar a Snow Queen e terminar com o feitiço que ela lançou sobre o Reino. O elenco vocal do filme de animação é composto por Jonathan Groff, Kristen Bell, Idina Menzel, Josh Gad, entre outros.