Estreias da semana - 12 de Dezembro de 2013


Filmes em estreia esta semana:
  • O Hobbit: A Desolação de Smaug
  • Mandela: Longo Caminho para a Liberdade
  • A Revolta dos Perus
  • O Grande Mestre
  • Desafio do Ano
O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013), de Peter Jackson
Regressamos com este filme à Terra Média, em mais uma história épica, cheia de aventura, criaturas fantásticas e territórios imaginários. Esta é a sequela de O Hobbit: Uma Viagem Inesperada (2012), seguindo a aventura de Gandalf (Ian McKellen) e 13 anões que procuram o tesouro de Dale, guardado pelo temível dragão Smaug, que vive no coração da Montanha Solitária, onde anteriormente já foi o Reino de Erebor. Mas não estão sozinhos nesta jornada, sendo acompanhados por Bilbo Baggins (Martin Freeman), um pacato e temeroso hobbit, que terá a sua vida completamente mudada após esta aventura. Este filme é baseado no livro "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien, cuja acção se passa 60 anos antes da história que foi contada na saga O Senhor dos Anéis. Participam também no filme Orlando Bloom, Richard Armitage, Hugo Weaving, Evangeline Lilly, Christopher Lee, Benedict Cumberbatch, entre outros. 

Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2013), de Justin Chadwick
Este biopic é inspirado na auto-biografia homónima de Nelson Mandela, publicada em 1994, e acompanha a vida de uma das grandes figuras do século XX. São vários os momentos retratados, passando da sua infância numa pequena aldeia rural até à tomada de posse como primeiro Presidente negro na África do Sul. É assim mostrada a luta de Mandela contra o "apartheid", que o levou a passar 27 anos encarcerado, como prisioneiro político. O líder histórico é interpretado por Idris Elba e a obra teve estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto, em Setembro de 2013.

A Revolta dos Perus (2013), de Jimmy Hayward
No filme de animação da semana, os herói são perus. Reggie é um peru comum até que se torna o "Peru Perdoado" após a visita presidencial à sua quinta. A partir daí, passa a viver tranquilamente na residência oficial do presidente, até que é raptado por Jake, o Peru Perfeito e fundador (vá, único membro) da Frente de Libertação dos Perus. Jake conta então algo assustador a Reggie: os outros perus são mantidos em cativeiro e alimentados para que possam fazer parte do menu do Dia de Acção de Graças. Os dois perus vão tentar agora encontrar um laboratório secreto do governo onde está uma máquina do tempo, para que possam assim viajar até ao ano de 1621, quando foi realizada essa primeira festividade norte-americana. O objectivo é alterarem a ementa e assim poderem salvar milhões de perus que foram mortos ao longo do tempo. Será que vão conseguir concluir a sua missão com sucesso?
Na versão original, as vozes são de Owen Wilson, Woody Harrelson e Amy Poehler. Já na versão portuguesa, foram Os Improváveis (Marta Borges, Telmo Ramalho e Pedro Borges) que deram voz aos corajosos perus.

O Grande Mestre (2013), de Kar Wai Wong
Ip Man (Tony Leung Chiu Wai) foi o lendário mestre chinês de Wing Chun, dos anos 1930 até à década de 1950. Nesta altura, a China viveu uma espécie de "idade de ouro" das artes marciais chinesas, ao mesmo tempo que sofria com a invasão japonesa. Ip Man transforma-se, assim, num mestre venerado que terá entre os seus alunos o famoso actor e realizador Bruce Lee, que tornou o Wing Chun famoso em todo o mundo.

Desafio do Ano (2013), de Benson Lee
O Desafio do Ano trata-se de um torneio internacional de dança que reúne os melhores grupos de dança do mundo. Apesar das suas coreografias esmeradas, há 15 anos que nenhuma equipa norte-americana consegue vencer o torneio. O magnata Dante Graham (Laz Alonso) quer mudar isto, pretendendo formar dançarinos que possam realmente destacar-se dos demais. Convence assim o seu amigo, Jason Blake (Josh Holloway), que já foi um melhores treinadores de basquetebol dos EUA, para que este treine o melhor grupo de dançarinos de sempre. E o grupo só terá três meses para treinar e fazer História em França, onde irá decorrer o torneio.