Óscares 2014 - Melhor Direcção Artística (Nomeados)

Nesta categoria técnica, é avaliada a qualidade do mundo criado para ilustrar cada enredo, desde o cenário à construção global do tipo de estética visual que se quer implementar na obra cinematográfica. Para cada filme são designados os Directores Artísticos e os Decoradores de Cenário. Os primeiros são os responsáveis pela idealização do visual geral e o estilo predominante da obra, enquanto os segundos trabalham na concretização material desta estética. É uma categoria técnica com bastante importância para o filme pois dá vida visual às histórias que os argumentistas têm em mente. 

Nomeados:
Golpada Americana - Judy Becker e Heather Loeffler
Tanto Judy Becker (Directora Artística) e Heather Loeffler (Decoradora de Cenário) estão nomeadas pela primeira vez para um Óscar. Já trabalharam juntas anteriormente em filmes como Garden State (2004, crítica aqui), Temos de Falar Sobre Kevin (2011) e Guia para um Final Feliz (2012, crítica aqui). Golpada Americana está nomeado para 10 Óscares.

Christian Bale, Amy Adams e David O. Russell em Golpada Americana. Foto: beyondthemarquee.com.

Gravidade - Andy Nicholson, Rosie Goodwin e Joanne Woollard
Esta não é a primeira nomeação para a decoradora de cenário Joanne Woollard, que recebeu uma indicação pelo seu trabalho em Esperança e Glória (1987). Já Andy Nicholson (Director Artístico) e Rosie Goodwin (Decoradora de Cenário) têm agora a sua primeira nomeação da Academia norte-americana. No currículo de Nicholson destacam-se as suas colaborações em Nómada (2013, crítica aqui) e o aguardado Divergente. Antes de Gravidade, Goodwin foi decoradora de cenário de Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2009). Gravidade concorre a 10 nomeações.

Sandra Bullock nas gravações de Gravidade. Foto: hollywoodreporter.com.

O Grande Gatsby - Catherine Martin e Beverley Dunn
Beverly Dunn (decoradora de cenário) recebe agora a sua primeira nomeação, mas a Directora Artística Catherine Martin está já habituada aos Óscares. Durante a sua carreira, recebeu 6 nomeações (está também nomeada este ano para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa por O Grande Gatsby) e levou duas estatuetas douradas para casa pelo seu trabalho em Moulin Rouge! (2001) (venceu em categorias diferentes). O Grande Gatsby está na corrida por 2 Óscares.

Leonardo DiCaprio nas gravações de O Grande Gatsby. Foto: amearquitetura.com.

Uma História de Amor - K.K. Barrett e Gene Serdena
Tanto K.K. Barrett (Director Artístico) e Gene Serdena (Decorador de Cenário) recebem com Uma História de Amor a sua primeira nomeação para um Óscar. Barrett trabalhou em Queres Ser John Malkovich? (1999), O Amor É um Lugar Estranho (2003) e Marie Antoinette (2006). Já Serdena assinou a decoração de cenário de filmes como Crepúsculo (2008), The Fighter - Último Round (2010), Força Anti-Crime (2013, crítica aqui) ou A Ressaca - Parte III (2013, crítica aqui). Uma História de Amor tem um total de 5 nomeações.

Joaquin Phoenix em Uma História de Amor. Foto: whorange.net.

12 Anos Escravo - Adam Stockhausen e Alice Baker
Adam Stockhausen (Director Artístico) e Alice Baker (Decoradora de Cenário) têm com 12 Anos Escravo a sua primeira indicação a uma estatueta dourada. No portefólio de Stockhausen realçam-se A Troca (2010) ou Moonrise Kingdom (2012, crítica aqui). Já Alice Baker trabalhou em Justiça (2011) ou Bala Certeira (2012). 12 Anos Escravo reúne um total de 9 nomeações.

Michael Fassbender e Sarah Paulson em 12 Anos Escravo. Foto: theartsyfilmblog.com.