Estreias da semana - 1 de Maio de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • Transcendence - A Nova Inteligência
  • Hércules - A Lenda Começa
  • O Céu Existe Mesmo
  • A Lancheira
  • Sacro GRA
  • Mutum
Transcendence - A Nova Inteligência (2014), de Wally Pfister
Will Caster (Johnny Depp), é um cientista que tem a sua consciência transferida para uma máquina, após o seu corpo ter sido atacado por activistas anti-tecnologia. Ele agora tem vontade de ganhar poder e controlar o mundo e, para isso, pede à mulher, Evelyn (Rebecca Hall), que o ligue à internet para que se possa propagar em todos os computadores e criar uma inteligência colectiva.
Hércules - A Lenda Começa (2014), de Renny Harlin
Numa nova história cinematográfica sobre esta personagem mitológica, a história passa-se na Grécia, no séc. XII a.C., mostrando a vida de Hércules (Kellan Lutz), que se apaixona por Hebe (Gaia Weiss), a princesa de Creta. Contudo, ela é prometida ao seu irmão mais velho e Hércules acaba por descobrir a sua ascendência divina. Hércules tem que tomar uma decisão: fugir com o seu amor ou ser o salvador do seu povo.

O Céu Existe Mesmo (2014), de Randall Wallace
Colton Burpo (Connor Corum), de quatro anos, quase perdeu a vida durante uma operação de urgência. Passados alguns meses, a criança começa a ter recordações daqueles momentos em que esteve em perigo de vida, incluindo uma visita ao Céu... A obra adapta o filme biográfico homónimo escrito por Todd Burpo, pai de Colton, juntamente com a jornalista Lynn Vincent.

A Lancheira (2013), de Ritesh Batra
Os "dabbawalas" em Bombaim, Índia, são uma comunidade da qual fazem parte mais de cinco mil entregadores de "dabbas" (lancheiras). É uma profissão hereditária, sendo que a entrega é feita por analfabetos que usam um complexo sistema de código de cores e símbolos. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, apenas uma em quatro milhões de lancheiras é extraviada e entregue na morada errada. Saajan (Irrfan Khan) é um contabilista viúvo e solitário, enquanto Ila (Nimrat Kaur) é uma jovem mulher desprezada que tenta reconquistar o marido. Um dia, devido a um erro na troca de lancheiras, Saajan recebe a refeição que Ila confeccionou para o marido. Quando se apercebe, ela envia-lhe um bilhete a pedir desculpa e ele responde, agradecido. E é assim que se dá início a uma troca de bilhetes que vai dando origem a algo mais profundo.

Sacro GRA (2013), de Gianfranco Rosi
O documentarista Gianfranco Rosi faz uma viagem com a sua carrinha através do GRA (Grande Raccordo Anulare), a auto-estrada que circunda Roma. Durante mais de dois anos, Rosi filmou pessoas reais em situações reais, numa obra sobre a pobreza na Europa do séc. XXI. O filme tornou-se no primeiro documentário a ganhar um Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Mutum (2007), de Sandra Kogut
Thiago (Thiago da Silva Mariz) tem dez anos e vive em Mutum, um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, Brasil. Nascido numa família pobre, está muito atento às complexidades da vida adulta e irá entender a realidade da vida ao lado de Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), o seu irmão mais novo e único amigo.