Óscares 2015: Melhor Direcção Artística (Nomeados)

Para cada filme, são designados os Directores Artísticos e os Decoradores de Cenário. Os primeiros são os responsáveis pela idealização do visual no âmbito geral e o estilo predominante da obra, enquanto os segundos trabalham na concretização material desta estética. Trata-se de uma categoria técnica relevante, onde é tida em conta a qualidade da ambiência visual recriada para ilustrar cada enredo, materializando as ideias que argumentistas e realizador têm em mente.

Nomeados:
Grand Budapest Hotel (crítica aqui)
O Jogo da Imitação
Interstellar (crítica aqui)
Caminhos da Floresta
Mr. Turner (crítica aqui)

Grand Budapest Hotel - Adam Stockhausen (Director Artística), Anna Pinnock (Decoradora de cenário)
Anna Pinnock está nomeada duplamente nesta edição dos Óscares, graças ao seu trabalho em Grand Budapest Hotel e Caminhos da Floresta. Mas já esteve previamente indicada outras três vezes, por Gosford Park (2001), A Bússola Dourada (2007) e A Vida de Pi (2012, crítica aqui). Já Stockhausen concorre pela segunda vez a uma estatueta dourada, após 12 Anos Escravo (2013, crítica aqui). A directora artística também colaborou em Moonrise Kingdom (2012, crítica aqui), outro filme de Wes Anderson.

Imagem de Grand Budapest Hotel. Foto: thedailybeast.com.

O Jogo da Imitação - Maria Djurkovic (Directora Artística), Tatiana Macdonald (Decoradora de cenário)
Tanto Djurjovic como Macdonald estão nomeadas pela primeira vez para um Óscar. No currículo da primeira destacam-se As Horas (2002), A Feira das Vaidades (2004) e Mamma Mia! (2008). Tatiana Macdonald colaborou em filmes como O Sonho de Cassandra (2007) e A Toupeira (2011).

Imagem de O Jogo da Imitação. Foto: wired.com.
Interstellar - Nathan Crowley (Director Artístico), Gary Fettis (Decorador de cenário)
Ambos concorrem pela terceira vez a uma estatueta dourada. Nathan Crowley foi anteriomente nomeado por O Terceiro Passo (2006) e O Cavaleiro das Trevas (2008) - ambos filmes assinados por Christopher Nolan. Já Gary Fettis foi indicado pelo seu trabalho em O Padrinho: Parte III (1990) e A Troca (2008).

Imagem de Interstellar. Foto: hellotailor.blogspot.com.

Caminhos da Floresta - Dennis Gassner (Director Artístico), Anna Pinnock (Decoradora de cenário)
O director artístico deste musical é já um oscarizado devido à sua colaboração em Bugsy (1991). Além disso, foi também nomeado por Barton Fink (1991), Caminho para Perdição (2002) e A Bússola Dourada (2007).
Anna Kendrick em Caminhos da Floresta. Foto: Out Now.

Mr. Turner - Suzie Davies (Directora Artística), Charlotte Watts (Decoradora de cenário)
Ambas recebem pela primeira vez uma nomeação para um Óscar. Anteriormente na sua carreira, Davies trabalhou em As Crianças (2008) e na série Lip Service. Já Watts colaborou em Retrato de Uma Senhora (1996) e na série M.I.High.
Imagem de Mr. Turner. Foto: wmagazine.com.