Óscares 2015: Melhor Filme (Nomeados)



Nomeados:
Sniper Americano (crítica aqui)
Birdman (crítica aqui)
Boyhood: Momentos de Uma Vida (crítica aqui)
Grand Budapest Hotel (crítica aqui)
O Jogo da Imitação (crítica aqui)
Selma: A Marcha da Liberdade
A Teoria de Tudo (crítica aqui)
Whiplash - Nos Limites (crítica aqui)

Este biopic conta a história do sniper americano mais letal de sempre, Chris Kyle, de uma forma crua e sem artificalismos. Dos responsáveis pela produção da obra, apenas Andrew Lazar e Peter Morgan estão nomeados pela primeira vez para um Óscar. De resto, Robert Lorenz junta agora a sua terceira indicação, após Mystic River (2003) e Cartas de Iwo Jima (2006), tudo na categoria de Melhor Filme. Já Bradley Cooper está também nomeado nesta edição na categoria de Melhor Actor, reunindo também na sua carreira outras duas indicações, nas categorias de Melhor Actor (Guia Para um Final Feliz, 2012, crítica aqui) e Melhor Actor Secundário (Golpada Americana, 2013, crítica aqui). Por seu lado, Clint Eastwood é já um veterano nestas andanças dos Óscares, tendo recebido quatro: Imperdoável (1992) e Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos (2004) renderam-lhe estatuetas douradas nas categorias de Melhor Filme e Melhor Director.

Bradley Cooper em Sniper Americano. Foto: nypost.com.
Um actor de cinema frustrado e em declínio tenta reerguer-se ao montar uma peça na Broadway, num desafio que poderá ser ainda mais difícil do que parece à partida. John Lesher e James W. Skotchdopole estão ambos pela primeira vez na corrida por uma estatueta dourada, ao contrário de Alejandro González Iñárritu, que já tem um total de cinco nomeações ao longo da sua carreira. Nesta edição, está nomeado triplamente, juntando-se as indicações nas categorias de Melhor Argumento Original e Melhor Realizador. Antes disso, foi também nomeado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador por Babel (2006).

Michael Keaton em Birdman. Foto: newyorker.com.

Num filme gravado durante doze anos, sempre com os mesmos actores e restante equipa, esta obra é uma prova de superação e resulta em algo único, mostrando o crescimento de um jovem dos 6 aos 18 anos. Cathleen Sutherland está indicada pela primeira vez para um Óscar. Já Richard Linklater conta com cinco indicações no currículo. À semelhança de Iñárritu, está também nomeado em três categorias nesta edição: Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. Anteriormente foi indicado na categoria de Melhor Argumento Adaptado por Antes do Anoitecer (2004) e Antes da Meia-Noite (2013).

Ellar Coltrane em Boyhood: Momentos de Uma Vida. Foto: huffingtonpost.com.
Num hotel peculiar passam-se diferentes aventuras, envolvendo, por exemplo, um reputado concierge que recebe uma avultada fortuna de uma senhora idosa, mas cuja família luta para que ele não a tenha verdadeiramente. Dos produtores da obra, Jeremy Dawson e Steven M. Rales estão nomeados pela primeira vez para um Óscar.
Já Scott Rudin recebe a sua sétima nomeação, tendo vencido a estatueta dourada na categoria de Melhor Filme por Este País Não É Para Velhos (2007). Wes Anderson conta com já seis nomeações, estando também nomeado em três categorias nesta edição: Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. Anteriormente esteve indicado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial (2001) e Moonrise Kingdom (2012, crítica aqui) e para o Óscar de Melhor Filme de Animação, graças a O Fantástico Senhor Raposo (2009).

Ralph Fiennes em Grand Budapest Hotel. Foto: salon.com.
A obra, baseada em factos verídicos, gira em torno de Alan Turing, um brilhante matemático cujas descobertas ajudaram a encurtar a duração da II Guerra Mundial. Todos os nomeados deste grupo estão nomeados pela primeira vez para uma estatueta dourada.

Imagem de O Jogo da Imitação. Foto: Collider.
Em mais um biopic, é contada a história da luta de Martin Luther King em assegurar os direitos iguais de voto numa marcha história de Selma para Montgomery, que aconteceu em 1965. Os produtores da obra estão já habituados aos Óscares. Oprah Winfrey está nomeada pela segunda vez, após ter concorrido na categoria de Melhor Actor Secundária por A Cor Púrpura (1985). Jeremy Kleiner está nomeado pela segunda vez, após ter vencido o Óscar para Melhor Filme, por 12 Anos Escravo (2013, crítica aqui), tal como Dede Gardner, que esteve também indicada para o Óscar de Melhor Filme por A Árvore da Vida (2011). Já Christian Colson venceu o Óscar de Melhor Filme graças a Quem Quer Ser Bilionário? (2008), tendo também estado nomeado na mesma categoria por 127 Horas (2010).

Imagem de Selma: A Marcha da Liberdade. Foto: selmamovie.com.
Este filme é baseado na história de Jane e Stephen Hawking, um conhecido cosmólogo que sofre de esclerose lateral amiotrófica. Lisa Bruce está nomeada pela primeira vez a um Óscar, enquanto Anthony McCarten recebe a sua segunda indicação, pois está também nomeado na categoria de Melhor Argumento Adaptado nesta edição dos Óscares. Tim Bevan e Eric Fellner foram anteriormente indicados para Melhor Filme pelas obras Elizabeth (1998), Expiação (2007) e Os Miseráveis (2012, crítica aqui). Fellner esteve ainda nomeado na mesma categoria por Frost/Nixon (2008).

Felicity Jones e Eddie Redmayne em A Teoria de Tudo. Foto: focusfeatures.com.
Num duelo entre um jovem baterista e um professor perfeccionista quem ganha é o espectador, que assiste a uma obra electrizante. Jason Blum, Helen Estabrook e David Lancaster estão todos nomeados pela primeira vez para um Óscar.

Miles Teller e J.K. Simmons em Whiplash - Nos Limites. Foto: newyorker.com.