Óscares 2016: Melhor Curta-Metragem Documental (Nomeados)

Nomeados:
Imagem de War Within the Walls. Foto: shuffleonline.net.

Body Team 12, de David Darg  
O Team 12 tem como tarefa juntar os corpos dos que sucumbiram no auge do surto de Ébola. Este filme passa-se na Libéria e foca-se na história de Garmai Sumo, a única mulher da equipa que, apesar da tensão e das dificuldades do seu trabalho, continua inteiramente dedicada. O realizador David Darg e o produtor Bryn Mooser estão nomeados pela primeira vez para um Óscar.


War Within the Walls, de Courtney Marsh
Chau é um jovem de 16 anos que vive num campo de paz vietnamita para crianças incapacitadas. Chau procura ter uma vida independente e produtiva, lutando para conseguir cumprir o sonho de se tornar estilista. Esta é a primeira nomeação para a realizadora Courtney Marsh e para o produtor Jerry Franck.


Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah, de Adam Benzine
30 anos após o lançamento do documentário Shoah (1985), o realizador Claude Lanzmann aborda as dificuldades pessoais e profissionais que enfrentou durante os 12 anos que demorou no processo da obra. O cineasta também fala sobre as suas relações com Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre e a sua luta na Resistência Francesa durante a II Guerra Mundial. Adam Benzine recebe com esta obra a sua primeira indicação a um Óscar.


A Girl in the River: The Price of Forgiveness, de Sharmeen Obaid-Chinoy
Mais de 1000 mulheres são mortas todos os anos em "honra" do Paquistão. Esta obra conta a história de uma das poucas sobreviventes. Sharmeen Obaid-Chinoy já venceu um Óscar, pela curta-metragem documental Saving Face (2012).

Imagem de A Girl in the River: The Price of Forgiveness. Foto: Telegraph.
Last Day of Freedom, de Dee Hibbert-Jones e Nomi Talisman
Quando Bill Babbitt se apercebe que o seu irmão Manny cometeu um crime, debate-se com  a decisão de chamar ou não a polícia, pois sabe que Manny poderá ter de enfrentar a pena de morte. Manny é um veterano afro-americano que esteve dois anos no Vietname, sofrendo de stress pós-traumático e que teve dificuldades em encontrar ajuda em cuidados de saúde. Os realizadores Dee Hibbert-Jones e Nomi Talisman estão indicados pela primeira vez a uma estatueta dourada.

Foto: Indie Wire.